sexta-feira, 7 de julho de 2017

Consumismo

Olá a todos!
Outro dia vi no youtube um vídeo chamado "Artesão, a profissão esquecida". O rapaz se chama Rafael e fala sobre o artesanato como uma atividade que vai contra a produção e consumismo em massa. Na verdade, fala sobre a parte política e econômica das relações de comércio. Mas achei muito interessante o que para ele é uma profissão esquecida, para mim faz parte da rotina. Não porque faço tricô e vivo disso, porque também não é assim na minha vida, mas porque convivo diariamente com pessoas que, sim, vivem do artesanato.

Ele, na verdade, é uma constante na rotina. Seja a mulher que vende pães, outra de quem compramos panos de prato ou mesmo do colega professor que vende "patchowork" com a família. Vivemos numa rede própria e fora das relações normais e formais de consumo.

Muitas vezes há uma troca de produtos, troca de favores por produtos e presentes inesperados. São formas de pagamento que vão além do dinheiro, que podem ter um "valor" muito maior que o dinheiro.

Muito se fala em consumismo, no lixo que ele gera, na extinção de espécies animais e vegetais. Talvez o caminho seja voltar um passo atrás. Cada um de nós tomarmos a decisão de diminuir, regredir, parar com esse desejo de ter objetos que duram pouco e vão parar no lixo em poucos meses. Por que não usar essa ou aquela roupa? Moda?

Temos que lutar um pouco e ir contra essa onda de consumo. Ensinar nossos filhos. Está vindo uma geração por aí que está com a cabeça  pronta para comprar. São os adolescentes que se tornam jovens. Devemos ensinar a eles. Devagar eles aprendem, se não pelas palavras, pelo nosso exemplo.

Por hoje é só isso, espero que gostem.
Beijos
Renata

Links
A profissão esquecida
A História das coisas

Nenhum comentário: